SaaS - Software As A Service

O SaaS é uma formato de distribuição de um serviço que é um software em grandes escalas. Tem objetivo de otimizar a entrega de um determinado software e facilitar a sua gestão para os solicitantes do serviço/software. No caso do software Mapas Culturais é disponibilizar uma forma fácil e rápida de criar novas instalações a partir de uma instalação física do software. A instalação física será a principal que será utilizada para gerenciar todas as sub-instalações criadas via SaaS.

Configuração

Será necessário alterar o arquivo de configuração da instalação config.php incluindo as namespaces os temas padrões que serão utilizados na instalação com SaaS:

'namespaces' => array(
  'MapasCulturais\Themes' => THEMES_PATH,
  'BaseMinc' => THEMES_PATH . '/mapasculturais-baseminc/', // Tema padrão que será utilizado quando não for acessada nenhuma instalação SaaS
  'Subsite' => THEMES_PATH . '/Subsite/', //Tema do SaaS que utilizará as informações cadastradas via entidade SubSite
  $theme_namespace => $theme_path
  ),

Perfis

A funcionalidade do SaaS demandou a criação de alguns perfis de usuário que obterão acesso as funcionalidades de gestão das instalações de Mapas Culturais no sistema.

Ver documentação de Perfis de usuário.

Aba 'Filtros' da Instalação

Nesta seção são definidos que serão aplicados no Mapa onde são exibidas a geolocalização das informações relacionadas numa instalação. São definidas as tipologias que serão exibidas e os filtros da entidade espaço, eventos e quais selos certificadores serão exibidos no mapa de localização.

Aba 'Textos' da Instalação

Nesta seção é possível alterar determinados textos que são exibidos em toda a plataforma, sendo possível customizar termos de acordo com o contexto da instalação. Os seguintes campos de textos do site aceitam sintaxe Markdown: Título de Boas Vindas Texto de Boas Vindas Home de Agentes Home de Espaços Home de Eventos Home de Projetos Home de Desenvolvedores Página Sobre * Página Como usar E aceitam as seguintes tags para formatação do conteúdo: Títulos

# Título 1

Será exibido como:

Título 1

Assim como:

## Título 2

Será exibido como:

Título 2

### Título 3

Será exibido como:

Título 3

Negrito e Ítalico (Ênfase) Para formato um texto no sentido de dar ênfase é possível formatar o texto com o estilo negrito, itálico ou os dois:

Para colocar o texto em negrito:

Deixando **Negrito** uma palavra do texto

Será exibida desta forma: 'Deixando Negrito uma palavra do texto' O mesmo acontece para o itálico, para colocar o texto em negrito:

Deixando _itálico_ uma palavra do texto

Será exibida desta forma: 'Deixando itálico uma palavra do texto'

Imagens Para incluir imagens, a sintaxe é a seguinte:

![img](http://url/imagem.jpg)

Será exibida da seguinte forma: Minha Imagem

Para formatar a imagem, é possível adicionar uma classe CSS:

![img](http://url/imagem.jpg){#id .classe-da-imagem .segunda-classe-da-imagem}

Links Para incluir links, a sintaxe é a seguinte:

[Texto do Link](http://meu.link.com "Texto do Alt do Link")

Será exibida da seguinte forma: Texto do Link

Textos da Instalação Principal e/ou SaaS É possível através do Markdown pegar textos do tema que está sendo utilizado: Por exemplo, aqui temos o texto dos Resultados Verificados:

{{dict: search: verified results}}

Se o termo estiver usando outra linguagem, termos ou idioma, a sintaxe é a mesma, mesmo se o tema mudar.

Imagens e Arquivos da Instalação Principal Para utilizar arquivos ou imagens que estão localizados nas pastas assets/ do servidor do tema utiliza a seguinte sintaxe:

{{asset:mapasculturais_manual.odp}}

Imagens e Arquivos da Instalação SaaS É possível utilizar arquivos e imagens relacionados a uma instalação SaaS através da seção de downloads. O upload dos arquivos deve ser feito e será possível utilizar para exibir imagens ou criar links no Markdown: Deve utilizar o nome que é dado ao download ao incluí-lo para pposteriormente utilizar no markdown.

{{downloads:mapasculturais_manual.odp}}

Aba 'Entidade' da Instalação

Nesta seção da configuração do subsite é onde são definidas as cores que são exibidas em algumas partes do sistema:

Introdução

Seção exibida na página principal do sistema com narrativa do propósito da plataforma.

Desenvolvedores

Seção exibida na página principal do sistema com narrativa sobre a colaboração que pode ser feita a plataforma por desenvolvedores na comunidade da aplicação.

Entidades

É o onde são definidas quais entidades (Agente/Espaço/Evento/Projetos/Selos) estarão disponíveis na instalação Saas, e é possível definir a cor tema que será definida para a entidade em todas as partes do site relacionada a entidade.

Aba 'Imagens' da Instalação

Nesta seção é onde é possível definir as imagens que são utilizadas na instalação:

Background

Imagem com fundo transparente que é exibida na página principal do Mapas Culturais.

Imagem logomarca da instalação Mapas Culturais, exibida no lado esquerdo superior da página.

Logo da Instituição

Imagem logomarca da organização envolvida na instalação do Mapas Culturais, exibida no lado direito superior da página.

Aba 'Mapa' da Instalação

Define-se a posição geografica central da instalação que onde o Mapa será exibido e o perímetro deste ponto central definido que a instalação vai abranger no Mapa.

Aba 'Login Cidadão' da Instalação

Nesta seção são especificadas o ID e Token para a url da instalação utilizar a autenticação do sistema com a interface do Login Cidadão.