Mapas Culturais > Update

Depois que a instalação está completa. Em alguma hora será necessário atualizar o código fonte da aplicação para adquirir novas funcionalidades que tenham sido adicionadas ao mapa.

A seguir serão descritos os passos para efetuar a atualização com sucesso.

Atualizando o código fonte

Antes de começar

Antes de mais nada, faça backup do seu ambiente e do seu banco de dados.

O código deve ser atualizado através de um release, disponível em https://github.com/hacklabr/mapasculturais/releases. Veja qual é a nova versão e qual é a versão que você está utilizando.

Visite a pasta de documentação Release notes e verifique as anotações que existem para as versões entre a sua e a mais nova. Para algumas versões específicas, podem haver procedimentos específicos, ou apenas cuidados a serem tomados. Leia com atenção e veja se precisa preparar alguma coisa antes de começar o procedimento de atualização.

Atuaizando

O primeiro passo é atualizar as referências do novo código (pra saber que existem novas atualização no código e releases), isso pode ser feito utilizando o comando git fetch:

$ git fetch

Para atualizar para uma nova versão estável, rode o comando git checkout [release], onde [release] é o release desejado. A seguir um exemplo fazendo um checkout para a versão "3.2":

$ git checkout 3.2

Script de Atualização

Após obter o código fonte, o próximo passo é rodar o script deploy.sh localizado na pasta scripts. Esse arquivo atualiza libs e dependências da aplicação e atualiza o banco de dados com novos campos e/ou tabelas. O comando pra executar esse script (a partir da raiz da aplicação) é:

$ cd scripts
$ ./deploy.sh

Reiniciando o PHP

Após essa alterações serem efetuadas, é necessário reiniciar o serviço do PHP para que todos os arquivos sejam reescritos corretamente. Isso requer permissão de root.

Se estiver utilizando php-fpm (instalação com nginx):

# sudo service php-fpm restart

Se estiver utilizando o apache, o php está sendo executado através do próprio apache:

# sudo service apache2 restart

Possíveis problemas

Permissão

Todos os comandos (exceto o comando para reiniciar o PHP) devem ser executados com o mesmo usuário da aplicação do mapas. Se algum comando tiver sido executado como root, ou qualquer outro usuário a aplicação pode apresentar problemas diversos. Para alterar os arquivos para o usuário correto, utilize o comando (assumindo que o usuário correto da aplicação se chama mapas e o grupo é www-data):

# chown -R mapas:www-data .

Git Pull

Se algum arquivo da aplicação tiver sido alterado no servidor, essa alteração deve ser descartada para que o git pull funcione corretamente. Para reverter um arquivo utilize o comando git checkout [endereco_do_arquivo]

$ git checkout [endereco_do_arquivo]

Para mais detalhe sobre como utilizar o comando veja a documentação em https://git-scm.com/docs/git-pull.

Chat

Caso o seu problema seja diferente, consulte o Chat do Mapas Culturais em http://chat.mapasculturais.org/channel/general. É possível pesquisar por relatos anteriores do Mapas na parte superior direita, no botão "Search".

Se o seu problema não tiver sido relatado por ninguém, basta fazer a pergunta que a comunidade pode ter uma solução para o erro.